25 Anos: ALE-RR celebra jubileu de prata do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia

0
8


Ex-governadores e profissionais de engenharia e agronomia recebem medalhas e comendas durante sessão especial. – Fotos: Jader Souza / Nonato Sousa | SupCom/ALE-RR

A Assembleia Legislativa do Estado (ALE-RR) realizou na manhã desta quinta-feira, 14, uma sessão especial em comemoração aos 25 anos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (Crea-RR). O evento, proposto pelo deputado Gabriel Picanço (Republicanos), reuniu autoridades, profissionais e homenageados no plenário da Casa, com a entrega de medalhas e comendas.

Deputado Gabriel Picanço.

“Manifesto minha satisfação por termos feito essa proposição para este reconhecimento. Sempre digo que o engenheiro tem uma incumbência tão importante quanto a do médico, pois, sem orientação técnica, corremos o risco de desperdiçar nosso dinheiro, nosso patrimônio e até causar acidentes que podem levar à morte. Vocês são muito importantes e se sintam acolhidos aqui, porque tenho certeza de que, enquanto deputado estadual, ainda vamos reconhecer todos aqueles que já contribuíram para o bem de Roraima, especialmente nos momentos mais difíceis”, destacou o autor da proposição na abertura da solenidade.

Pilar do progresso

Durante os discursos, os homenageados afirmaram que as áreas da engenharia, agronomia e geociência são pilares do desenvolvimento e progresso do Estado.

Neovanio Soares Lima, presidente do Crea-RR.

O presidente do Crea-RR, Neovanio Soares Lima, fez um balanço das atividades nesses 25 anos da instituição, criada em 15 de junho de 1995. Segundo ele, a homenagem representa um marco para a categoria. “Quero agradecer esse reconhecimento, que reforça a relevância da fiscalização das atividades profissionais, na promoção de padrões de qualidade e segurança na defesa da sociedade”.

O ex-governador e engenheiro Neudo Campos, agraciado com a Comenda Orgulho de Roraima, enfatizou que o reconhecimento premia não apenas os profissionais, mas todo o legado construído ao longo desses anos.

“Formei-me em 1970 em engenharia e, como nasci em Boa Vista, pude ver o desenvolvimento da cidade. Esse enorme crescimento não poderia ter acontecido sem as orientações dos engenheiros. Eu, como filho daqui – porque muitos engenheiros que vieram ao Estado se tornaram roraimenses –, vejo uma cidade muito bem planejada e preservada, com um projeto de expansão que muito nos orgulha. O que queremos dizer é que os engenheiros contribuíram, mesmo que um pouco, para o que ainda vão realizar, e isso é muito bonito e contribui para que a cidade fique ainda melhor”, salientou o ex-governador.

Ex-governador Neudo Campos.

O engenheiro e vice-reitor da Universidade Federal de Roraima (UFRR), Silvestre Lopes da Nóbrega, representante da instituição e um dos agraciados com a comenda, compartilhou que a universidade continuará subsidiando o ensino e a pesquisa nas áreas tecnológicas. Ele ressaltou ainda que sua escolha pela profissão ocorreu na infância, quando morava no interior da Paraíba.

“Como homenageado, vou contextualizar um pouco da emoção que estou sentindo. Tenho 26 anos de formado e lembro o que me trouxe até aqui, o que me incentivou a ser engenheiro. Sou de uma cidade no interior da Paraíba e, quando íamos a João Pessoa e eu via aquele viaduto, como um menino do interior, aos sete anos, disse que queria fazer aquilo”, lembrou emocionado.

Medalhas e comendas

Durante a solenidade, foram entregues a Medalha do Mérito Legislativo na categoria Grande Mérito ao presidente do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia), Vinicius Marchese Marinelli, e ao presidente da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea, Joel Krüger.

Silvestre Lopes da Nóbrega, vice-reitor da UFRR.

“Dedico esta honraria a todos os profissionais da engenharia de Roraima. Agradeço ao deputado Gabriel Picanço, que proporcionou esta homenagem em reconhecimento ao nosso trabalho. Celebramos também esses 25 anos, que representam uma marca de conquista para o Estado. Esta honraria renova nosso compromisso com a sociedade e com os profissionais”, afirmou Krüger por vídeo.

Já a Comenda Orgulho de Roraima foi entregue a 40 profissionais, incluindo uma homenagem póstuma ao engenheiro Waldemir das Graças Lucena dos Santos.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pela TV Assembleia e redes sociais do Parlamento (@assembleiarr), e contou com a participação do vice-governador Edilson Damião Lima, dos presidentes do Crea dos Estados do Amazonas, Alzira Miranda; Acre, Carmem Nardino; Maranhão, Welesy Assis; e familiares e amigos dos homenageados.

Honrarias legislativas

A Medalha da Ordem do Mérito Legislativo, instituída pelo Decreto Legislativo nº 005/2006 e alterada pelo Decreto nº 016/2010, é concedida a personalidades que prestaram relevantes serviços vinculados ao cumprimento do interesse público, sendo dividida nas categorias Grande Mérito e Mérito Especial.

Criada pela Resolução Legislativa nº 10/2009, a Comenda Orgulho de Roraima destina-se àqueles que contribuíram ou contribuem para o Estado, e se tornaram símbolos de referência para a população.

Para a concessão das comendas, é necessária a apresentação do currículo do agraciado, bem como a justificativa para análise do Conselho da Ordem do Mérito Legislativo. Este processo assegura que a honraria seja concedida a indivíduos que verdadeiramente contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento e bem-estar de Roraima.

Lista completa dos homenageados:

Medalha do Mérito Legislativo – Categoria Grande Mérito:

– Vinicius Marchese Marinelli

– Joel Krüger

Comenda Orgulho de Roraima

1. Admar Bezerra Alves

2. Adriana Albuquerque D’Almeida

3. Carlos Roberto Bezerra Calheiros

4. Clerlânio Fernandes de Holanda

5. Danielle Alexandra Grama Bezerra

6. Delchelly Roberta de Sousa Oliveira

7. Deusiana Ferreira Costa Gouveia

8. Dilcimara Batista da Silva

9. Edileusa da Silva Oliveira Holanda

10. Edilson Damião Lima

11. Edmir Cordeiro de Melo

12. Eliezer de Souza Campos

13. Emanuel Cristian Tischer

14. Emerson Ricardo dos Santos Vieira

15. Francisco Flamarion Portela

16. Francisco Lucas Carneiro de Oliveira

17. Ívina Etelvina da Silva Sanches

18. Jânio Romero de Azevedo Natrodt

19. João Bosco Queiroz Castro

20. Jorge Luiz Cordeiro Dias

21. José Romilton Mendonça

22. Jucilene Barbosa da Costa

23. Lisarb Padilha Pinheiro

24. Marcos Domingos da Silva

25. Marcos Luciano Camoeiras Gracindo Marques

26. Marcos Wanderley da Silva

27. Maria Celeste de Sousa

28. Melquisedek da Silva Menezes

29. Necy Agostinho de Oliveira Gomes

30. Neovanio Soares Lima

31. Neudo Ribeiro Campos

32. Radsan Bruno Macedo Oliveira

33. Sebastião Sandro da Silva e Silva

34. Silvestre Lopes da Nóbrega

35. Solange Oliveira Cavalcante

36. Vinícius de Oliveira

37. Waldemir das Graças Lucena dos Santos (in memoriam)

38. Wolney Costa Parente Júnior

39. Zacarias Castelo Branco

40. Ao Crea-RR

Flickr ALE-RR

Os registros fotográficos da homenagem podem ser acessados no Flickr da Assembleia Legislativa.

Sobre o Crea-RR

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Roraima (Crea-RR) é uma autarquia federal responsável pela regulamentação do exercício profissional e por aplicar as resoluções e decisões normativas emanadas pelo Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia).

Fundado em 15 de junho de 1995, é parte do Sistema Confea/Creas, que é composto pelos conselhos regionais dos estados. Os conselheiros são eleitos pelas associações, sindicatos, entidades de classe e escolas, com mandatos de três anos, renováveis por mais um período. A diretoria é composta por cinco representantes eleitos anualmente entre os membros do plenário.

O presidente do Crea-RR é eleito por voto direto dos profissionais registrados e em dia com suas anuidades, também para um mandato de três anos. Tanto o presidente quanto os diretores e conselheiros não são remunerados, exercendo um trabalho honorífico.

Suellen Gurgel

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui