29 Anos: programas da ALE-RR impulsionam o desenvolvimento técnico, legislativo e social dos municípios aniversariantes

0
6


Amajari, Cantá, Pacaraima, Rorainópolis e Uiramutã dividem a emancipação política, ocorrida em 17 de outubro de 1995, por meio legislação estadual. – Fotos: Alfredo Maia / Eduardo Andrade | SupCom/ALE-RR

Nesta quinta-feira, 17, os municípios de Pacaraima, Amajari, Uiramutã, Cantá e Rorainópolis celebram 29 anos de criação. Essas cidades encantam com suas paisagens naturais e encanta visitantes por suas atrações turísticas únicas, como cachoeiras, serras, florestas e parques nacionais.

Os municípios foram instituídos pelas leis nº 96, 97, 98, 99 e 100, em 17 de outubro de 1995, sendo desmembrados de outras localidades para formar o Estado de Roraima. Suas economias são diversas, com destaque para a piscicultura, produção de grãos, agropecuária, turismo e o serviço público.

O presidente Sampaio parabenizou os cinco municípios aniversariantes.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou a importância desses municípios para o desenvolvimento do estado e parabenizou-os pelo aniversário.

“Esses municípios são fundamentais para o progresso de Roraima. Hoje, são áreas estratégicas, especialmente no setor produtivo, com a agricultura e as comunidades indígenas desempenhando um papel vital. Elas fazem de nosso estado essa rica mistura de culturas e etnias, tornando Roraima tão especial. Parabenizo os aniversariantes e desejo sucesso, principalmente neste momento em que a população elegeu seus representantes para o próximo mandato”, afirmou Sampaio.

Suporte Técnico e Legislativo

Os municípios que necessitarem de suporte técnico e legislativo podem contar com o apoio do Centro de Apoio aos Municípios (CAM), criado pela Resolução Legislativa nº 021/2021. O CAM, vinculado à Superintendência de Programas Especiais da ALE-RR, oferece treinamento de pessoal, seminários, orientação sobre regularização financeira e fundiária, entre outros serviços às Prefeituras e Câmaras Municipais.

Alessandra Rios, diretora do CAM.

Dentre os serviços oferecidos, destacam-se a elaboração de Planos Diretores, implementação da nova Lei de Licitações e saneamento básico, regularização fundiária e assessoria técnica. A diretora do CAM, Alessandra Rios, também parabenizou os municípios e agradeceu a confiança no trabalho do órgão.

“Parabenizo os municípios pelo aniversário e agradeço a confiança no CAM. Estamos desenvolvendo projetos como Planos Diretores e saneamento básico, além de oferecer treinamentos e capacitação para funcionários. Também auxiliamos na regularização fundiária, atendendo às necessidades específicas de cada localidade”, destacou Rios.

Interessados podem entrar em contato pelo telefone (95) 98402-2618 ou comparecer ao CAM, localizado na Rua Surumu, 1719, São Vicente. O atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e nas sextas-feiras, das 8h às 13h30.

Glauci Gembro, diretora da Secretaria Especial da Mulher.

Acolhimento às Mulheres

Além do CAM, o Poder Legislativo está presente na área social dos municípios, oferecendo acolhimento e proteção às mulheres vítimas de violência doméstica por meio da Secretaria Especial da Mulher (SEM) em Rorainópolis.

A SEM oferece os mesmos serviços da sede em Boa Vista e já realizou a primeira edição da Caravana da Mulher em 2023, com cerca de 700 atendimentos, incluindo mamografias, exames preventivos, consultas oftalmológicas e ortopédicas, entre outros. Na segunda edição, em 2024, os atendimentos aumentaram para 1.650, com a inauguração de um novo prédio para a unidade, proporcionando um atendimento mais acolhedor e humanizado.

“Nós realizamos duas edições da Caravana da Mulher. Na primeira, atendemos quase 700 pessoas, e na segunda, a procura foi tão grande que estendemos por mais dois dias. Nosso objetivo é levar atendimento, principalmente de saúde, às mulheres que mais precisam”, afirmou a diretora da SEM, Glauci Gembro.

A SEM em Rorainópolis está localizada na Avenida Dra. Yandara, 3058, Centro, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e pelo ZapChame, no número (95) 98402-0502, disponível 24 horas.

Marília Pinto, superintendente de Programas Especiais da ALE-RR.

Esporte e Cultura

O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), da ALE-RR, também leva modalidades esportivas e culturais aos jovens de 7 a 17 anos de Cantá e Rorainópolis, com aulas de balé, futsal e jiu-jitsu, no primeiro, e futsal, futebol e jiu-jitsu, no segundo.

“A maioria das crianças e jovens tem dificuldade de acesso ao esporte, e a iniciativa da Assembleia Legislativa tem sido muito positiva. Esperamos ampliar ainda mais essas atividades no próximo ano”, declarou Marília Pinto, superintendente de Programas Especiais.

Municípios

Amajari: a cidade é conhecida por suas atrações turísticas, principalmente, as cachoeiras e a Serra do Tepequém, que atraem milhares de turistas locais e de outros estados.

Cantá: localizado ao Norte de Roraima, o município faz divisa com a capital Boa Vista, e sua população é de mais de 18 mil habitantes, conforme último levantamento do IBGE.

Pacaraima: antes de se tornar município, era conhecida como Vila Pacaraima ou BV-8. O local mais alto da região Norte, com 920 metros de altitude, faz fronteira com a Venezuela, e acolheu diversos imigrantes do país vizinho nos últimos anos.

Rorainópolis: o segundo município mais populoso de Roraima, com quase 31,4 mil habitantes, está a cerca de 290 quilômetros da capital. Faz divisa com o Amazonas, sendo a principal cidade de acesso, através da BR-174, que liga os dois estados.

Uiramutã: município mais setentrional do Brasil, também é atrativo por suas belas paisagens, como a cachoeira do Urucá. O local abriga grandes reservas indígenas, além de um Parque Nacional. Também faz parte da tríplice fronteira com a Guiana e Venezuela

Suzanne Oliveira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui