Samu Boa Vista recebe duas novas ambulâncias e conclui renovação da frota

0
12


Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da capital conta com seis veículos, sendo dois de suporte avançado de vida e quatro de suporte básico. – Fotos: Semuc/PMBV

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Boa Vista (SAMU/BV) concluiu a renovação de 100% da frota de ambulâncias com a entrega de dois veículos novos, nesta quinta-feira, 9, pelo prefeito Arthur Henrique.

O projeto de renovação, que teve início em 2023, equipou o Samu com seis veículos novos no total, sendo dois de suporte avançado de vida e quatro de suporte básico, assegurando maior eficiência e agilidade no atendimento.

“Hoje, o Samu Boa Vista conta com uma frota 100% nova de ambulâncias. A gente também garante uma ampliação, pela primeira vez, nos últimos 16 anos. São avanços importantes para dar mais condição de trabalho para os nossos socorristas e mais rapidez nos atendimentos à população”, disse o prefeito Arthur Henrique.

A renovação da frota chega em um momento de crescente demanda no serviço de urgência da capital. De acordo com o diretor do SAMU/BV, Luciano Coutinho, nos últimos quatro anos, o número de acionamentos quase dobrou, passando de uma média mensal de 600 ocorrências para cerca de mil. Entre janeiro e setembro de 2024, as ambulâncias do SAMU/BV percorreram mais de 164.000 km, o equivalente a quatro voltas no planeta.

“A gente percebeu um crescimento muito grande das ocorrências nos últimos anos. Com isso, as ambulâncias acabam sendo usadas de maneira mais intensa. Com a renovação da frota, temos um potencial de ter as ambulâncias rodando o mês todo. Assim, a gente dá uma resposta às demandas da população de maneira muito mais eficiente”, explicou do diretor do SAMU/BV, Luciano Coutinho.

Outros investimentos

O SAMU/BV conta com 80 socorristas para atendimento de urgência e emergência. Em 2023, o prefeito Arthur Henrique entregou a sede do Núcleo de Educação em Urgências (NEU). O novo espaço é utilizado para formação, capacitação, habilitação e educação continuada dos socorristas de Boa Vista e do estado.

“Em breve vamos inaugurar uma base descentralizada do Samu, no bairro Caranã, onde outras ambulâncias vão ficar aguardando o chamado. Dessa forma, vamos reduzir ainda mais o tempo resposta, que atualmente está dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, de 12 a 15 minutos os pacientes são atendidos. Então, são investimentos importantes e que salvam milhares de vidas por ano”, concluiu o prefeito Arthur Henrique.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui