Três décadas: ALE-RR celebra 30 anos de Iracema e Caroebe

0
12


Municípios roraimenses foram criados pelas Leis Estaduais 82 e 83, de 4 de novembro de 1994; Poder Legislativo reforça apoio com ações e capacitações por meio do CAM. – Fotos: SupCom/ALE-RR

O dia 4 de novembro marca o 30º aniversário dos municípios de Iracema e Caroebe, fundados pelas Leis Estaduais nºs 82 e 83 de 1994, criadas pela Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR). Há três décadas, essas cidades têm contribuído para o desenvolvimento do estado.

Presidente da ALE-RR, deputado Soldado Sampaio.

O presidente do Poder Legislativo, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), celebrou a data especial e destacou a importância dos municípios, situados nas regiões centro-oeste e sudeste de Roraima.

“Iracema, com suas lindas cachoeiras, fomenta o turismo na região e desempenha um papel importante na criação de gado. Já Caroebe contribui para a economia com a produção de banana, castanha-do-pará, açaí e outros produtos. São municípios que têm crescido cada vez mais, graças ao comprometimento das pessoas que vivem lá”, afirmou.

Esse esforço é reconhecido pelo Centro de Apoio aos Municípios (CAM) da ALE-RR, que promove ações e capacitações para que moradores e servidores municipais se aperfeiçoem em diversas áreas.

Em 2024, por exemplo, o CAM ofereceu vários serviços aos municípios. Em Iracema, foram realizados cadastros de associações, atendimento de regularização e atualização, além de encontros com associações e com a Câmara Municipal para discutir o associativismo.

Deputada Aurelina Medeiros é presidente do Centro de Apoio aos Municípios.

Já em Caroebe, os atendimentos ocorreram de forma virtual, incluindo consultas, levantamento de pendências e assessoria para regularização e atualização cadastral na Receita Federal. A deputada Aurelina Medeiros (PP), presidente do Centro de Apoio aos Municípios, reforçou o compromisso com esses municípios em busca de melhorias para a região.

“É uma grande satisfação contribuir, por meio do CAM, para o desenvolvimento de cidades tão importantes como Iracema e Caroebe, que celebram 30 anos de história. Nosso objetivo é que, com o apoio da Assembleia Legislativa, as localidades do interior cresçam de forma organizada, garantindo uma melhor qualidade de vida para seus cidadãos”, pontuou.

Município de Iracema.

Iracema

Localizado no centro-oeste de Roraima, o município de Iracema foi criado pela Lei nº 83/1994, que desmembrou a então vila dos municípios de Caracaraí e Mucajaí. O nome é uma homenagem à esposa do pioneiro Militão Pereira da Costa, falecida na década de 80.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui 10.023 habitantes, entre eles o pescador Luiz Alves da Silva, que chegou à região em 1993 e acompanhou todo o processo de transformação da vila em município.

Pescador aposentado Luiz Alves da Silva.

Natural do Maranhão, ele se mudou para Roraima com a esposa e o filho em busca de melhores condições de vida e encontrou em Iracema uma oportunidade de prosperar. Em 1997, tornou-se responsável pela Associação de Pescadores e, após anos de contribuição para o desenvolvimento local, aposentou-se há três anos.

Atualmente com 64 anos, Luiz relembra com carinho as oportunidades que teve e a prosperidade que alcançou ao decidir morar em Iracema com a família. “Iracema, para mim, hoje é um dos melhores municípios. Quando cheguei, era apenas uma vila e acabou se tornando uma cidade desenvolvida. Por ser migrante, fui acolhido aqui”, destacou.

Ele também destacou que não se imagina vivendo em outro lugar e que se considera “roraimado” devido aos longos anos vividos no estado.

“Eu só tenho a agradecer por tudo, porque hoje tenho um patrimônio conquistado com o suor do meu rosto, junto com minha família, graças às oportunidades que Iracema me ofereceu”, finalizou.

Município de Caroebe.

Caroebe

Ao sudoeste de Roraima está o município de Caroebe, desmembrado de São João da Baliza pela Lei nº 82/1994 e, atualmente, com 10.656 habitantes. A cidade é conhecida pela produção agrícola, que garante o sustento de muitas famílias, incluindo a do professor e produtor Cassiano de Andrade, que coincidentemente nasceu no mesmo ano que o município e completou 30 anos em junho.

Nascido e criado em Caroebe, ele diz ter orgulho de sua cidade natal e valoriza a conexão com a mesma idade do município.

Cassiano de Andrade

“Sou muito feliz aqui. Podemos viajar e ir para qualquer lugar, mas nosso lugar é aqui, onde temos nossos amigos e familiares. Em Caroebe, todo mundo se conhece; temos liberdade para conversar e brincar com as pessoas, o que torna o lugar especial para mim”, comentou.

A história de Cassiano com Caroebe, no entanto, começou bem antes, por meio de seus pais. Seu pai é um dos pioneiros da cidade, e sua mãe, uma das primeiras professoras, ambos naturais de São Paulo que vieram à região em busca de progresso.

Foi nesta cidade que o jovem conheceu sua esposa e formou uma família com dois filhos. Para o futuro, ele espera que Caroebe seja ainda mais próspera. “Espero ver Caroebe ainda mais desenvolvido. Quero ver dias melhores e criar meus filhos aqui. Desejo concluir minha jornada nesta cidade”, concluiu.

Bruna Cássia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui